Cada vez o mercado fica mais concorrido, e quem sobrevive são as empresas que buscam se atualizar nesse mundo globalizado, investindo em tecnologia de informação, time qualificado e preços competitivos – estes são alguns requisitos para largar na frente dos demais concorrentes.Não é diferente com as grandes lojas de matérias de construção, onde a concorrência é bastante acirrada, cada centavo é importante para poder manter uma organização sólida, e constantemente buscar a fidelização de seus clientes. Muitos procuram conquistar com algumas premissas básicas, como qualidade dos produtos, prazos atraentes etc., e não se preocupam com a operacionalização de sua logística, que envolve custo da operação, índices grandes de avarias, má operacionalização de seus armazéns, muitos sem estruturas adequadas, localização no contesto de mercado inadequado etc. Aí entra a logística, que é também aplicável às empresas do segmento de materiais de construção, porém, para isso é necessário um processo de conscientização e divulgação desse ramo, informando os benefícios e as vantagens propiciadas pelas técnicas logísticas, podendo ser, até mesmo, como um diferencial estratégico e competitivo no mercado. Nos dias atuais, a logística tem sido mais aplicada na distribuição de produtos visando à satisfação do atendimento ao cliente pelas empresas de bens de consumo não durável. No setor de materiais de construção, o enfoque logístico maior se dá com uma maior ênfase à movimentação de cargas de forma mecanizada e controles de custo eficaz. O baixo custo de mão-de-obra brasileira permite que as maiorias das empresas nesse seguimento utilize mão-de-obra operária, que propicia um menor investimento, evitando desembolsar altos valores em aquisição de máquinas e equipamentos de movimentação: em contrapartida, acarreta em uma logística lenta, ineficiente, com muitos re-trabalhos, índice grande de avaria e colaboradores afastados por problema de saúde, sendo que todos esses fatores vão contra os conceitos logísticos.Aí entra o operador logístico, que vem fornecer serviços integrados, atendendo todas as necessidades de seus clientes, de modo a proporcionar uma expansão de atuação no mercado, conseqüentemente o cliente terá maior visibilidade, nível de serviço melhor ao seu cliente final, menos prejuízos e maior rentabilidade.Algumas oportunidades oferecidas pelo operador logístico- Implantar novo conceito de distribuição no mercado;- Solução completa para atender às necessidades de distribuição com gerenciamento efetivo;- Agilizar a reposição de mercadorias nos clientes;- Melhorar nível de serviço;- Oferecer infra-estrutura e transporte adequado a cada cliente;- Redução do custo de frete para o embarcador através da otimização, proporcionada pela consolidação de cargas de diversos clientes;- Negociação de fretes utilizando-se de informações reais da operação;- Equipe dedicada e trabalho efetivo na redução de custos e ganhos de produtividade;- Equipamentos móveis;- Sistemas de gerenciamento de armazéns;- Processo paletizado;- Formação de cargas paletizada;- Equipe especializada;- Treinamento e remuneração variável;- Profissionais capacitados em logística;- Operação cross-docking.- Dimensionamento adequado do picking (Segundo classificação ABC, otimizando layout)- Possibilidade de executar atividades de suporte:manutenção/embalagem/etiquetagem/fracionamento- Roteirizador para otimização de cargas e rotas.Por que formar parcerias com Operadores Logísticos?- Foco na principal atividade da empresa/modificação das práticas atuais, novas tecnologias, profissionais capacitados ...- Redução de desperdícios, menor custo...São algumas vantagens, mas vale salientar que o sucesso da parceria deve-se ao desejo de cooperação e vínculo entre as empresas.
Wendel Leal
http://www.logweb.com.br/informativo/noticia.asp?idNoticias=5158
Nenhum comentário:
Postar um comentário