As principais tendências de comportamento e de tomada de decisões da geração Y, composta por pessoas com idade entre 20 e 29 anos, não estão muito apegados à marca, pois o foco de suas aquisições recai sobre o resultado que a compra produz. Por sua vez, a experiência anterior desses consumidores com a marca é determinante para a aquisição de novos produtos. E o mesmo se observa no caso da compra de um carro ou moto, em que a marca passa a ser um fator decisivo. Vejo também que o custo é importante diante do benefício percebido, ou seja, durabilidade e custo de manutenção. Eles acreditam que, se o carro ou moto não tiver qualidade, o barato pode sair caro. Outro aspecto relevante na percepção desses consumidores é que a marca deve estar no mesmo nível do cliente. Cultivavam por determinadas marcas inexiste entre os jovens consumidores. “Eles estão mais preocupados em parecer. Ser ou ter não é tão importante”. Estão acostumadas a gastar pouco tempo para resolver pendências, eles não têm paciência para utilizar meios on-line, como chat e e-mail, para contatar o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e querem lidar com a incerteza dos meios eletrônicos de comunicação. Além do excelente atendimento, esses jovens consumidores querem rapidez nos processos de atendimento e na resposta à solicitação. O Y valoriza atendentes bem treinados, com boa vontade e raciocínio rápido. Também precisam ser eficientes, atenciosos, simpáticos e proativos. Quando são atendidos, não querem falar com mais de um atendente. Eles esperam respostas diretas e objetivas. Além de, é claro, desejarem resolver o problema o mais rápido possível.
Demonstra também que muitas vezes, o processo de compra sofre influências que fazem com que o comportamento do consumidor não corresponda a uma ordem convencional, considerada como normal. Essas influências podem ter origem social, situacional ou de marketing. O comportamento do consumidor consiste na procura por bens e serviços com os quais mantém uma relação, principalmente com relação aos fatores culturais, que simulam as expectativas individuais sobre determinados produtos ou serviços. Os costumes dos consumidores estão relacionados com sua renda, sua atividade profissional, os tipos de lazer etc. Este fato torna-se ainda mais pertinente por estarmos vivendo num momento em que o marketing está voltado para causar sensações nos consumidores, fazendo consumir muito mais para realizar seus desejos, justificar seus valores e crenças do que por uma necessidade real de compra.
Ao se observar o comportamento do consumidor nos mais diversos ramos de atividades pode-se perceber que não existe um padrão de consumo, um modelo a ser seguido ou mesmo influenciado somente por uma estratégia promocional, mas representa a união de distintos fatores sociais e psicológicos que o fazem eleger um determinado produto e preterir a outro.
Autor: Wendel Leal
quinta-feira, 21 de março de 2013
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"Logística Atualizada"
- Wendel leal
- Lauro de Freitas, Ba., Brazil
- Os profissionais de logística são bastante dinâmicos, criativos e motivados em solucionar problemas e a superar novos desafios. A dificuldade serve como um fator motivador e não como obstáculo profissional. Em geral, são profissionais com boa capacidade de comunicação, hábeis na negociação e têm facilidade de trabalhar em equipe, além de alta flexibilidade e adaptabilidade às mudanças. E-mail: wendelolive@oi.com.br
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