Origem do nome Logística
O termo logística vem do grego logos, significando "discurso, razão, rácio, racionalidade, linguagem, frase", mais especificamente da palavra grega logistiki, significando contabilidade e organização financeira. A palavra logística tem a sua origem no verbo francês loger
- alojar ou acolher. Foi inicialmente usado para descrever a ciência da
movimentação, suprimento e manutenção de forças militares no terreno.
Posteriormente foi usado para descrever a gestão do fluxo de materiais
numa organização, desde a matéria-prima até aos produtos acabados.
Considera-se que a logística nasceu da necessidade dos militares em
se abastecer com armamento, munições e rações, enquanto se deslocavam da
sua base para as posições avançadas. Na Grécia antiga, império Romano e império Bizantino, os oficiais militares com o título Logistikas eram responsáveis pelos assuntos financeiros e de distribuição de suprimentos.[carece de fontes]
O Oxford English Dictionary define logística como: "O ramo da ciência militar
responsável por obter, dar manutenção e transportar material, pessoas e
equipamentos". Outra definição para logística é: "O tempo relativo ao
posicionamento de recursos". Como tal, a logística geralmente se estende
ao ramo da engenharia, gerindo sistemas humanos ao invés de máquinas.
Logística integrada no mundo atual
Numa época em que a sociedade é cada vez mais competitiva, dinâmica, interativa, instável e evolutiva, a adaptação a essa realidade é, cada
vez mais, uma necessidade para que as empresas queiram conquistar e
fidelizar os seus clientes. A globalização e o ciclo de vida curto dos
produtos obriga as empresas a inovarem rapidamente as suas técnicas de
gestão. Os produtos rapidamente se tornam commodities, quer em termos de
características intrínsecas do próprio produto, quer pelo preço, pelo
que cada vez mais a aposta na diferenciação deve passar pela otimização
dos serviços, superando a expectativa de seus clientes com atendimentos
rápidos e eficazes. O tempo em que as empresas apenas se orientavam
para vender os seus produtos, sem preocupação com as necessidades e
satisfação dos clientes, terminou. Hoje, já não basta satisfazer, é
necessário encantar. Os consumidores são cada vez mais exigentes em
qualidade, rapidez e sensíveis aos preços, obrigando as empresas a uma
eficiente e eficaz gestão de compras, gestão de produção, gestão logística e gestão comercial. Tendo consciência desta realidade e dos
avanços tecnológicos na área da informação, “é necessária uma
metodologia que consiga planear, implementar e controlar da maneira
eficaz e eficiente o fluxo de produtos, serviços e informações desde o
ponto de origem (fornecedores), com a compra de matérias primas ou
produtos acabados, passando pela produção, armazenamento, stock-agem,
transportes, até o ponto de consumo (cliente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário